Igreja N. Sra. Dos Navegantes

Igreja Católica

N. Sra. Dos Navegantes Padrueira Da Região, e Bom Jesus Dos Navegantes Padrueiro Dos Pescadores »

Terra Hospitaleira

Terra Hospitaleira

A Onde Todos São Bem Vindos »

Uma Praia Encantadora

Uma Praia Encantadora

Rica Em Lendas e Culturas »

Um Lugar Otimo De Se Viver

Um Lugar Otimo De Se Viver

Com Belas Paisagens, Facil Acesso e Uma Tranquilidade Muito Grande »

Sempre Te Convidando A Voltar

Sempre Te Convidando A Voltar

E explorar Nossas Riquezas Naturais »

O vai e vem das ondas.



O som do vaivém das ondas batendo na praia e a brisa constante que sopra no litoral convidam ao descanso nesta pitoresca área do litoral de Itapipoca (veja vídeo da Praia da Baleia).
Apesar de possuir algumas pousadas, a praia da Baleia ainda mantém um ar primitivista, onde parece que o sossego chegou ali e fixou morada; a paz é apenas quebrada em períodos de festas e feriados prolongados, como a Regata da Baleia, que acontece em novembro ou dezembro, e o carnaval, quando a orla é tomada por foliões.

Localizada a 55 quilômetros de Itapipoca, a praia teria esse nome porque, de acordo com lendas, as baleias costumavam encalhar nesta faixa do litoral itapipoquense. As lendas não foram comprovadas, mas há cinco anos, uma maré forte cavou um trecho da praia, revelando a ossada de um grande animal; a ossada ainda está lá enterrada na zona de maré e somente pesquisas poderão atestar se é realmente de uma baleia.
Com grande vocação para o turismo, Baleia apresenta um mar de águas transparentes e tranqüilas, um cenário de coqueirais, dunas, lagoas, lagos e jangadas.
A hospedagem é feita em pousadas simples e aconchegantes e estão dispostas, na sua grande maioria, à beira-mar.
O acesso de Itapipoca à praia é em estrada asfaltada e se dá pela CE-085 (Estruturante) e CE-168. Da sede do município sai diariamente, às 12h30, um ônibus da Empresa Horizonte para Baleia. Aos domingos, são dois horários: às 8 horas e às 8h30. A passagem custa ao redor de R$ 2,50 (2007). Quem preferir pode contar com a opção dos carros de feiras, conhecidos com pau-de-arara.

1 comentários: